O Que São Fibras Alimentares? Onde são Encontradas?

O Que São Fibras Alimentares? Onde são Encontradas?
3.1 (62.35%) 17 votes

As fibras alimentares são excelentes auxiliadores de quem precisa perder peso. Além de conseguirem estimular o sistema digestivo, elas ajudam a eliminar toxinas que ficam presentes no corpo causando o aumento de peso.

A definição de fibras pode ser explicada como partes de carboidratos que não conseguem ser destruídos durante a digestão. Ou seja, as fibras permanecem integras após a passagem pelo trato digestivo.

No intestino grosso essas fibras servem como alimento para bactérias benéficas da nossa flora intestinal. Isso porque elas atuam como prebióticos e ajudam a manter a saúde do organismo

Os níveis recomendados de fibra diários são de 25 g para mulheres, 38 g para os homens, 25 g para pessoas com diabetes e outras doenças crônicas e 30 g para pessoas com doenças cardiovasculares.

alimentos-ricos-fibras
Alimentos ricos em fibras

Só é possível conseguir atingir os níveis recomendados de fibra com a ingestão de alimentos que realmente contenham esse composto. Por isso, fizemos um texto informativo para que saiba onde irá encontrar a fibra.

Alimentos ricos em fibras alimentares

  • Alimentos integrais

Os alimentos integrais são ricos em fibras alimentares e proporcionam maior saúde ao organismo. Por isso, é recomendado que diversas pessoas substituam os carboidratos convencionais por opções integrais.

Para escolher o melhor alimento integral é sempre importante analisar a quantidade de fibras oferecida por ele, isso estará descrito na tabela nutricional. Pães integrais, por exemplo, podem possui diversas quantidades de fibra.

  • Verduras e hortaliças

As verduras são alimentos ricos em fibras alimentares, mesmo sendo pouco calóricas. Elas possuem vários nutrientes e minerais, e isso faz com que sejam ótimas opções para incluir no cardápio.

O espinafre possui 2,2 g de fibras em 100 gramas, já a couve de Bruxelas possui 3,8g de fibras na mesma quantidade de verdura.

O repolho apresenta 2,5g de fibras e as hortaliças podem apresentar 4,4 g de fibras em 100 gramas.

  • Feijão Preto Possui Boas Fontes Fibras Alimentares

Outro alimento rico em fibra alimentar é o feijão preto. Em uma xícara de feijão você encontra 15 g de fibra. Além disso, neste alimento também está presente uma grande quantidade de cálcio, magnésio e ferro.

Os altos níveis de fibra solúvel no feijão diminuem a probabilidade de arteriosclerose, já que é capaz de controlar os níveis de colesterol do organismo. Isso impede que placas de colesterol se instalem nas artérias, impedindo diversos problemas.

Outro benefício é que este alimento auxilia no tráfego intestinal, dessa forma problemas como prisão de ventre acabam ficando cada vez mais incomuns.

  • Lentilhas

As lentilhas são ótimas substitutas para o feijão, para quem quer variar o cardápio e investir em comidas pouco calóricas. Possui 8g de fibras alimentares em 100 gramas de lentilha.

Este alimento também apresenta altos níveis de vitamina C, magnésio e proteínas. Por isso, é um alimento extremamente nutritivo.

A lentilha também é amiga do sistema cardiovascular, porque possui nutrientes como o potássio e as vitaminas do complexo B que agem no corpo controlando o excesso de colesterol. Além disso, as fibras também possuem participação importante neste processo.

Por possuir altos níveis de fibra solúvel, a lentilha ajuda a controla os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, este alimento é muito indicado para pessoas diabéticas.

  •  Frutas 

As frutas também são ótimas fontes de fibras, principalmente quando consumidas com casca e tudo.  A pera, por exemplo, possui cerca de 5,5g de fibra em apenas uma única unidade.

Nas maças você encontra 2,4g, nas romãs 4 g, no maracujá 10g, no morango 2 g e na banana 2,6g.

Além de serem super saborosas, as frutas são ótimos lanches para serem consumidas nos intervalos. Fornecem ao organismo saciedade e nutrientes suficiente para promover a saúde e o bem-estar.

Outro benefício das frutas é que são ricas em vitaminas e minerais, isso faz com que elas proporcionem melhorias em vários sistemas do corpo, como o imunológico, cardiovascular e até o sistema nervoso.

Pessoas que consomem mais frutas também possuem menor probabilidade de adoecer. Isso porque várias vitaminas presentes nestes alimentos são anti-inflamatórios e estimulam o sistema imunológico.

Além de tudo isso, as frutas são muito versáteis. Podem ser utilizadas em sucos, shakes, doces light e até bolos. Elas são opões maravilhosas para quem quer emagrecer, já que oferecem um açúcar natural que pode ser consumido sem engordar.

Leia Também:

Esperamos que este artigo tenha esclarecido a importância das fibras alimentares. Procure consumir sempre os alimentos citados nessa lista e com certeza terá muita saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *