Veja Aqui Quais são os Benefícios de Consumir Alimentos Ricos em Vitamina D e Cálcio

Veja Aqui Quais são os Benefícios de Consumir Alimentos Ricos em Vitamina D e Cálcio
2.8 (55%) 4 votes

Ingerir conscientemente alimentos ricos em vitamina d e cálcio é muito importante para manter um bom funcionamento do organismo, e prevenir ou tratar doenças e diversos problemas de saúde.

O consumo de alimentos que possuem cálcio é de extrema necessidade para a prevenção e para o tratamento de doenças relacionadas aos ossos e aos dentes, principalmente.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a utilização da vitamina D em conjunto com o cálcio proporciona uma taxa de absorção até 30% maior pelo organismo.

alimentos ricos em vitamina d e cálcio
Alimentos ricos em vitamina d e cálcio

Assim como o cálcio, a vitamina D é uma substância essencial para o funcionamento do corpo humano.  Várias complicações no organismo podem surgir com a sua ausência.

A maior e principal fonte de produção desse hormônio esteroide lipossolúvel é a exposição solar, e manter os níveis equilibrados é uma maneira de combater e afastar inclusive sintomas de depressão.

Existem alimentos ricos em vitamina D que são indispensáveis para uma dieta saudável e equilibrada, ajudando o funcionamento estável do corpo humano. Ela pode também ser manipulada em laboratórios sinteticamente, e é frequentemente indicada em suplementação e tratamentos.

Mas, se você não sabe quais são os alimentos ricos em vitamina D e cálcio, vamos lhe passar uma lista preciosa para que você possa incorporar a sua dieta.

Saiba Quais são os Alimentos Ricos em Vitamina d e cálcio

Para organizar e facilitar a sua dieta, reservamos alguns alimentos que contem ambos os elementos em quantidades significativas para suprir em consumo a taxa necessária diária que o nosso corpo requer.

  • Leite:

O Item mais popular dessa lista é consumido desde que nascemos. O leite é o alimento mais nutritivo quando o assunto é cálcio. Um copo de leite de 250ml tem, praticamente, um terço do valor necessário diário de cálcio. Já sobre a vitamina D, o copo de leite tem 1/7 do em média.

  • Queijos:

Apresentando praticamente os valores do leite, é uma fonte rica de cálcio, até mesmo aqueles tratados sem lactose. Vale um destaque para o queijo Suíço que apresenta uma dose um pouco maior de vitamina D se comparada aos americanos e produzido com menos sódio.

Já a ricota que tem um valor elevado da substância também, mas contém uma gordura elevada e deve ser consumida com moderação. 

  • Iogurte:

Outro laticínio que apresenta 1/3 do valor necessário diário em um copo de 250 mls. A grande diferença é que alguns produtos desse gênero são enriquecidos com a vitamina D, assim ampliando seus benefícios.

  • Vegetais:

Quando falamos em vegetais benéficos a saúde, o Brócolis sempre está na lista e não é por menos. Aqui ele apresenta uma boa quantidade tanto de cálcio quanto de vitamina D.

Os vegetais são muito ricos para o tratamento de doenças ósseas, e quando ingeridos em grandes quantidades pode aumentar a densidade dos ossos em até 3%.

Em especial, os vegetais de colocação verde são os que apresentam mais qualificação para esse tipo de funcionalidade. Entre eles o espinafre, agrião e a couve-flor.

  • Sardinha:

Esse pequeno peixe apresenta uma dose de cálcio tão elevada que apenas três dela equivalem ou até superam os benefícios de um copo de leite, iogurte ou um pedaço de queijo.

A Sardinha também apresenta um valor de vitamina D notável. Quando enlatada, apenas duas unidades consumidas fornecem em média 13% do valor diário necessário.

O consumo desses alimentos é uma combinação que favorece e facilita o bom funcionamento do nosso organismo e que é indispensável no nosso dia a dia. A carência desses recursos em nosso corpo pode apresentar males irreversíveis. Por isso, consumir alimentos ricos em vitamina D e cálcio é uma precaução que deve ser seguida a risca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *