Aminoácidos – O que são? Para que Servem?

Aminoácidos – O que são? Para que Servem?
3.2 (63.53%) 17 votes

Aminoácidos são moléculas orgânicas, que tem o seguinte fim: formar as nossas proteínas! A sua estrutura conta com átomos de carbono e hidrogênio, além de fazer parte de grupos como amina e carboxila!

São dezenas de tipos de carboidratos distintos, mas apenas 20 são fundamentais para o ser humano. Esses aminoácidos fundamentais são conhecidos como aminoácidos essenciais e não essenciais.

Aminoácidos essenciais
Alimentos Fontes de Aminoácidos

Aminoácidos essenciais e não essenciais

Os aminoácidos não essenciais são aqueles que os seres humanos são capazes de sintetizar em seu corpo, ou melhor, são capazes de produzir. Já os aminoácidos essenciais são os que precisam ser ingeridos para estarem no nosso organismo.

Entre os aminoácidos não essenciais mais conhecidos estão a lisina, a treonina, a valina, a fenilalanina e a leucina. Para consumi-los você pode apostar em alimentos de origem animal, como os diferentes tipos de carne, os ovos e o leite.

É importante ressaltar que é possível encontrar aminoácidos sintetizados também nos vegetais. O problema é que não é possível encontrar todos os aminoácidos necessários em um único, então para aqueles que optam por uma dieta vegetariana ou vegana é muito importante consumir uma variedade grande de alimentos.

Os alimentos mais recomendados nesses casos são o trigo, a aveia, a quinoa, o feijão, a lentilha, o grão de bico, as castanhas e as nozes!

Outros aminoácidos essenciais pouco comentados são os ocasionais, que são produzidos normalmente pelo corpo humano quando esse está saudável. No entanto, quando esse organismo adoece por causa de alguma patologia se mostra difícil essa produção. É o caso da cisteína, da glicina, da prolina e da tirosina.

Aminoácidos – Para que servem?

A função dos aminoácidos no corpo humano é desconhecida pela maioria das pessoas que não tem conhecimento na área da biologia. Se esse é o seu caso não tem problema, a gente te explica para que os principais aminoácidos servem! Confira:

  • A leucina, a isoleucina e a valina têm o fim de reparar os músculos e aumentar a nossa produção proteica durante as atividades físicas, para que mantenhamos o nível de energia alto;
  • A arginina ajuda na melhora da nossa memória e também nos dá mais resistência física, especialmente quando estamos praticando esportes;
  • A alanina colabora para o funcionamento do nosso metabolismo, nos dando mais energia;
  • A treonina faz parte do processo de síntese do colágeno e da elastina no nosso organismo;
  • O triptofano é fundamental para que outros aminoácidos sejam produzidos e de acordo com muitos estudos ele garante os níveis de serotonina altos no nosso organismo, o que colabora no combate de males como a depressão, por exemplo;

Outras divisões nos aminoácidos

É sabido que os aminoácidos são capazes de se dividir e se transformar em outros tipos de aminoácidos. São eles:

  • Os aminoácidos apolares;
  • Os aminoácidos polares neutros;
  • Os aminoácidos polares ácidos;
  • Os aminoácidos polares básicos;

Agora você já sabe um pouco mais sobre os aminoácidos e com certeza poderá cuidar muito melhor da sua nutrição, para obter os benefícios eu essas poderosas moléculas tem a te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *