Dor de Ouvido Sintomas, Tratamentos e Dicas

Dor de Ouvido Sintomas, Tratamentos e Dicas
3.2 (63.23%) 31 votes

A dor de ouvido é uma das dores mais chatas que existem. Ela tira o sono e deixa você muito incomodado. Geralmente ela acontece depois de passar algum período no mar, rio ou piscina, onde tem um longo contato com a água e ela acaba entrando no canal auditivo.

Dor de Ouvido Sintomas

Você sente aquela sensação de algo dentro do ouvido, muitas vezes, dão batidinhas para ver se o problema melhora, mas na maioria das vezes, sem sucesso. Em algumas vezes, ela some rapidamente e você nem percebe que estava lá. Por isso procurar o médico só é indicado quando a dor durar por vários dias e a dor for intensa.

Dor de Ouvido Tratamento

dor de ouvido tratamento
Dor de ouvido tratamento

Não é indicado sair por aí fazendo qualquer coisa na tentativa de dar um fim na dor. Cada caso é um caso e a melhor indicação sempre virá do médico, que lhe analisará e vai saber o que fazer. Geralmente eles usam anti-inflamatórios ou analgésicos.

Porém, é possível em casa, em alguns minutos fazer algumas coisas que podem aliviar a dor e fazer você ter uma noite de sono tranquila.

O Que Fazer Nesses Casos 

Dar tapinhas

Esses leves tapas ao lado oposto da cabeça podem fazer com que parte da água presente no ouvido saia. Mas, é bom lembrar, isso só é aconselhado caso a dor seja por conta de água que tenha acumulado dentro do ouvido.

Toalha úmida

Use uma toalha úmida para secar a parte externa do ouvido.

 Camomila

O vapor do chá de camomila irá ajudar a saída de secreções presas dentro do ouvido e dessa forma a dor irá ser aliviada.

– Mascar chiclete

Dessa forma os músculos interior do ouvido estarão alongados e dor se aliviará. Há outras maneiras de fazer a dor de ouvido diminuir, porém, elas só são indicadas quando for ao médico. Há medicamentos que aliviam a dor e você não irá sofrer tanto com esse problema.

Quando ir ao médico?

O importante é ter bom senso. Caso a dor de ouvido esteja muito aguda, pode saber que tem algo errado e também caso ela passe de três dias, é melhor ir o mais rápido possível à um especialista.

Caso a dor de ouvido for piorando, e surgir outros sintomas, como febre e dores em outras partes do corpo, o melhor conselho é sempre procurar um médico.

Não espere muito tempo para procurar um otorrinolaringologista. Caso haja água acumulada dentro do seu ouvido, junto com cera, pode gerar uma infecção (otite)

Não introduza em nenhuma hipótese algum objeto no ouvido. Caneta, tampa de caneta ou até mesmo o cotonete.

Geralmente dores de ouvido tendem a piorar quando chega a noite. Com a chegada do tempo frio, vem a gripe e a dor de ouvido se torna muito incomodo.Quando for ter contato com muita água, use tampões de silicone no ouvido. Eles o protegerão, evitando a entrada de água e também outros objetos que pode causar a dor de ouvido. Se o período for mais longo, visite o otorrinolaringologista antes para ter mais informações de como prevenir o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *