Diabetes Mellitus Tipo 1 e 2, Sintomas e Tratamento

Diabetes Mellitus Tipo 1 e 2, Sintomas e Tratamento
4.5 (90%) 6 votes

A diabetes mellitus é uma doença reconhecida pelo aumento da concentração de glicose no sangue dos pacientes. Desse modo o organismo passa apresentar dificuldades de metabolizar açúcares, gorduras ou proteínas.

Normalmente a diabetes mellitus se dá quando o corpo por razões variadas deixa de produzir insulina suficiente. Também pode ocorrer do organismo deixar de ser sensível aos efeitos da insulina, o que na prática vai significar que haverá um quadro de hiperglicemia perigoso para se lidar.

Diabetes mellitus Tratamento

Hoje no Brasil mais de 16 milhões de pessoas são diagnosticadas como diabéticas. Se formos pensar nas que ainda não tem o diagnóstico esse número se torna ainda mais assustador. Existem dois tipos de diabetes mellitus e é sobre eles e as repercussões dessa doença que falaremos a seguir! Confira!

Diabetes mellitus tipo 1

Só 10% dos diabéticos sofre com a diabetes tipo 1. Sendo assim, podemos dizer que se trata de fato de uma minoria. Normalmente são crianças e adolescentes que são diagnosticados com ela.

Nesses casos o pâncreas do paciente é incapaz de produzir o hormônio insulina, ou produz muito pouca. Por esse motivo é necessário que essas pessoas tomem insulina diariamente.

Além de tomar insulina todos os dias de forma injetável o paciente que tem diabetes tipo 1 também precisa controlar a alimentação, assim como deve fazer exercícios.

Diabetes mellitus tipo 2

Esse tipo de diabetes pode acontecer também em crianças e adolescentes, mas sua ocorrência é muito mais comum em pacientes que tem mais de 30 anos. A maioria dos portadores de diabetes tem a diabetes tipo 2.

A diabetes tipo 2 funciona de um jeito distinto da diabetes tipo 1. No primeiro caso o pâncreas para de produzir insulina, ou produz muito pouco. Aqui é diferente, o pâncreas segue produzindo insulina, mas o organismo deixa de ser sensível aos seus efeitos. Para controla-la é necessário apostar em uma dieta regrada e exercícios físicos.

Diabetes mellitus – Sintomas

Muita gente tem medo de ter a diabetes mellitus, mas não sabe como desconfiar se há alguma coisa de errado ou não. Para te ajudar listamos a seguir alguns sintomas que podem servir de alerta:

  • Você está urinando muito mais do que o normal;
  • Você perdeu muito peso repentinamente;
  • Você não consegue enxergar direito, parece que tudo está coberto de fumaça;
  • Você sente muito sono;
  • Você sente muita fome;
  • Você sente náuseas e enjoos;
  • Você tem mais facilidade para sofrer infecções;
  • No seu exame de sangue há um aumento glicêmico considerável;

Diabetes mellitus – Tratamento

Embora a diabetes mellitus não tenha cura é perfeitamente possível trata-la e assim ter uma maior qualidade de vida. No caso dos diabéticos tipo 1 é fundamental tomar insulina, mas em ambos os tipos uma coisa é unânime: a necessidade de se exercitar e de seguir uma dieta livre de carboidratos simples e açúcares.

Ficou com Dúvidas? Assista o Vídeo e Entenda Melhor!

Agora, se você ainda não tem a diabetes mellitus esforce-se para não precisar de tratamento! Previna! É a melhor saída sempre, porque é muito mais prática! Alimente-se de maneira equilibrada e pratique exercícios! Seu corpo só tem a ganhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *