Tipos de Hortelã e Para Que Serve

Tipos de Hortelã e Para Que Serve
5 (100%) 1 vote

Ao recorrer à medicina natural você vai aprender muito sobre a hortelã. Para saber usar o hortelã em benefício de sua saúde é preciso conhecer os diversos tipos de hortelã e suas aplicações.

Abaixo vamos ajudar você escolher os melhores tipos de hortelã para cada caso.

tipos de hortelã
Tipos de hortelã

HORTELÃ BRANCA – Mentha Rotundifolia

Recomendado para tratamentos do sistema digestivo, estomacal é um antigripal e antisséptica a Hortelã Branca tem origem europeia. De fácil cultivo esse tipo de hortelã pode ser plantado em qualquer parte do Brasil, porém a hortelã branca é sensível à geada.

Para seu uso eficaz são utilizadas as folhas em forma de chá, se você deseja cultivar a hortelã branca, plantar na sombra é o ideal.

HORTELÃ DA FOLHA GROSSA

Um tipo de hortelã usada em muitas aplicações como: dor de cabeça e dor de ouvido sendo usado em forma de compressas; inflamação no colo do útero e bronquite na forma de xarope três vezes ao dia.

O hortelã de folha grossa tem ação antibacteriana e expectorante, não foram encontradas ações toxicas para seu uso na literatura.

Você pode conhecer a hortelã de folha grossa por outros nomes: Hortelã da folha graúda, malva do reino, Hortelã da Bahia, malva de cheiro, malvaísco e malcariço (CE), malva santa (interior pernambucano).

HORTELÃ DA FOLHA MIÚDA – Mentha x Peperita L.

Além da aplicação em casos gástricos esse tipo de hortelã é um ótimo vermífugo contra a giardíases e amebíase. A hortelã de folha miúda também é aplicada para problemas respiratórios.

Para uso como vermífugo é recomendado fazer o sumo de 20 gramas da folha para 300ml de água e tomar durante cinco dias três vezes ao dia.

Como calmante ou para o sistema digestivo, fazer uma infusão de 5 gramas da folha e talo para 1 xicara de água e tomar 4 a 5 xícaras por dia.

Esse tipo de hortelã também é usado contra ao mau hálito. Para isso você pode amassar 30 gramas da folha em um litro de vinho branco, coar e fazer bochechos 3 vezes ao dia.

O hortelã de folha miúda também é conhecida como hortelã de panela, hortelã de cheiro, hortelãzinho, hortelã da horta, hortelã comum.

Atenção para a saúde do seu bebe: Esse tipo de hortelã não é remendado para uso de crianças pequenas ou de colo. Também pessoas com cálculos biliares só devem usar com recomendações médicas.

HORTELÃ DO NORTE – Plectranthus Amboinicus

Outro tipo de hortelã de origem europeia indicado para problemas estomacais, digestivos, gripes e resfriados também possui propriedades antissépticas.

HORTELÃ PORTUGUESA – Mentha ssp

Indicado para enjoos inclusive de causas emocionais o hortelã portuguesa tem maior resistência em regiões quentes desde que o solo esteja sempre molhado. Também usado em problemas digestivos e vermífugo.

HORTELÃ POEJO – Mentha Polegium

Conhecida também como poejo esse tipo de hortelã serve para: tosse e infecções bucais, contra gases, pode ser usado como repelente e tratamento contra picada de mosquitos ou pulgas.

HORTELÃ PIMENTA

Também usada na cozinha como erva aromatizante a hortelã pimenta é a mais comum. Os benefícios para saúde desse tipo de hortelã vão além dos gastrointestinais, pois também serve para cãibras, dores nos nervos, descongestionante nasal e analgésico.

Por conter o mentol você pode fazer uma aplicação tópica contra dores musculares, usando o óleo do hortelã pimenta morno no pescoço ou nervos, em casos de dores de cabeça pode fazer fricções nas têmporas.

Esse tipo de hortelã não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou menores de 5 anos.

HORTELÃ DO CAMPO

É um dos tipos de hortelã muito utilizado na forma de óleo por conter altas doses de mentol, mentona e cineol. É um calmante natural refrescante e suavizante. Tem propriedades antissépticas, antibióticas e anti-infecciosa.

Os mesmos cuidados da hortelã pimenta devem ser consideradas no caso da hortelã do campo. O óleo de hortelã do campo deve ter seu uso moderado pois pode prejudicar seu sono.

Agora que você já conhece os diversos tipos de hortelã e seus benefícios para saúde, lembre-se que tudo deve ser usado com moderação. Cuidar da saúde com produtos naturais vale a pena e é muito saudável.

Recentes Pesquisas:

  • tipos de hortelã e para que serve
  • Tipos de hortela
  • hortelã grosso para que serve
  • hortelã para que serve
  • tipos de hortela e seus beneficios
  • hortelã tipos
  • tipos de hortelã grosso
  • hortelã branca para que serve
  • pra que serve o hortelã grosso
  • quais são os tipos de hortelã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *