Bem Estar hoje Doenças

Osteoporose – Prevenção, Causas, Tratamento e Tipos

Osteoporose – Prevenção, Causas, Tratamento e Tipos
Osteoporose – Prevenção, Causas, Tratamento e Tipos
4.4 (88.42%) 19 votes

Muito se falas sobre osteoporose, mas poucas pessoas sabem o que essa doença é. Para fins de explicação segue a definição: trata-se de um mal que está ligado ao nosso metabolismo, que acaba prejudicando a resistência dos ossos.

Com isso o portador da doença acaba sofrendo diversas fraturas, algumas tão graves que podem levar a morte. Estima-se que dos anos 50 para cá houve um aumento de mais de 400% no número de fraturas entre homens de mulheres com mais de 65 anos.

osteoporose tratamento

Imagem Reprodução- Google

Normalmente são as mulheres as que que mais tem a doença. No caso, normalmente só um homem é portador para cada mulher portadora. Sabe-se que uma em cada três mulheres vai desenvolver osteoporose ao longo da vida!

Osteoporose – Prevenção

A osteoporose é de fato muito perigosa, mas felizmente existem formas de preveni-la, ou seja, de não vir a ter esse diagnóstico. Para isso é preciso tomar alguns cuidados. Listamos abaixo os mais importantes:

  • É preciso se alimentar com fontes de cálcio e também com fontes de vitamina D;
  • É fundamental praticar exercícios regulamente;
  • É muito importante se expor ao sol de forma segura e moderada;

Apostar nos alimentos ricos em cálcio vai ajudar a manter os seus ossos e dentes mais fortes sim, mas também é uma excelente forma de ter mais força nas contrações musculares e também uma melhor coagulação sanguínea.

Os alimentos que todos pensam quando se fala de cálcio são o leite e os seus derivados, como o iogurte e o queijo, por exemplo, mas também entram na lista os vegetais de tonalidade verde escura, a ameixa seca e o ovo!

O consumo de cálcio e de vitamina D é primordial para o bom desenvolvimento das crianças e é muito importante que mulheres grávidas também o consumam, para colaborar na formação do feto.

Mas não para por aí: se você já está chegando na terceira idade ou teve menopausa recentemente é uma boa ideia consumir mais vitamina D e mais cálcio, porque é nessa fase da vida que a osteoporose chega para incomodar e preocupar!

Tipos de osteoporose

Existem dois tipos de osteoporose. O primeiro é conhecido como forma primária da doença e se divide em tipo I e tipo II.

Quer saber mais sobre eles? Descreveremos a seguir:

  • O tipo I acomete somente mulheres, porque acontece depois da menopausa. A perda óssea é enorme e costumam ocorrer fraturas principalmente nas vértebras e no rádio distal;
  • O tipo II acomete pessoas mais velhas de modo geral e vem à tona por uma deficiência enorme de cálcio nos ossos. Isso acaba causando um aumento da atividade do paratormônio, assim como uma queda nas funções adrenais, no hipertireoidismo e na diminuição da formação dos ossos;

Além da forma primária existe a forma secundária, que acontece quando o paciente sofre uma série de processos inflamatórios e alterações relacionadas a endocrinologia do organismo.

Osteoporose tem cura?

Não. Infelizmente a osteoporose é uma doença que hoje não tem cura. Isso não significa, no entanto, que quem sofre com ela não possa ter esperança de que dias melhores virão.

Isso porque a doença é sim perfeitamente controlável e pode-se evitar que ela progrida, o que já melhora a condição de vida do paciente. Além disso, seguindo os tratamentos recomendados é bem provável que você não sinta os prejuízos desse mal no seu dia a dia.

[Vídeo] Doutor Explica Todos os Detalhes:

Sintomas,Causas,Tratamentos,Prevenção e se a Doença Tem Cura!

Os tratamentos para a osteoporose consistem em suplementar a vitamina D e o cálcio, além de seguir uma dieta mais equilibrada e praticar exercícios acompanhados regularmente. Isso não fará a doença sumir para sempre, mas te dará armas para viver a vida numa boa, sem que isso te atrapalhe!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.