Tipos de Colesterol – HDL, LDL e VLDL

Tipos de Colesterol – HDL, LDL e VLDL
5 (100%) 6 votes

É provável que você já tenha ouvido muito a palavra “colesterol” na sua vida, mas você sabe o que ela significa? Se não é momento de aprender, porque ele interfere diretamente na sua saúde!

Trata-se de uma gordura que está no nosso organismo para permitir que ele funcione plenamente. É ele que constitui a membrana das células, além de estar no nosso coração, no nosso cérebro, nos nossos intestinos, nos nossos músculos, nos nossos nervos e até na nossa pele!

Além disso, ele é usado pelo nosso corpo para a produção de substâncias importantes como a vitamina D, a testosterona, o estrógeno e o cortisol. Os ácidos biliares também precisam dele para existir e são esses ácidos que nos ajudam na digestão!

o que é colesterol hdl

Tipos de colesterol – HDL, LDL e VLDL

É interessante apontar que não existe um só tipo, mas sim vários que interagem dentro do nosso corpo. Suas diferenças se concentram nas lipoproteínas que são responsáveis por conduzi-lo através da corrente sanguínea, já que ele não se dilui no sangue!

  • HDL (cientificamente chamado de lipoproteína de densidade alta) é conhecido pela comunidade científica como um colesterol “bom”;
  • LDL (cientificamente conhecido como lipoproteína de densidade baixa) é visto pela comunidade científica como um colesterol “ruim”;
  • VLDL (cientificamente chamado de lipoproteína de densidade muito baixa) é o “transportador” de outros tipos de colesterol, como o LDL, o HDL e as triglicérides;

O que é colesterol HDL?

Como dissemos acima o colesterol HDL é conhecido como lipoproteína de alta densidade e para a comunidade médica e científica trata-se de um tipo bom de colesterol para se ter no organismo. Mas por que?

Bem, porque ele tem a capacidade de absorver os cristais do colesterol ruim que ficam presos dentro das artérias, transportando-os de volta para o fígado, de modo que esse excesso negativo possa ser eliminado sem mais delongas.

Com o HDL em alta no corpo fica muito mais fácil limpar o corpo de vários malefícios que podem acarretar em uma série de doenças, inclusive doenças relacionadas ao coração.

O que é colesterol LDL?

O LDL é conhecido por todos como o colesterol ruim. Seu nome científico é lipoproteína de baixa densidade e acredite, existem muitos motivos para ele ter essa má fama.

É ele que transporta o colesterol presente no nosso fígado para as células dos nossos demais órgãos, facilitando o acúmulo dessa substância nas nossas artérias. Isso a longo prazo prejudica o fluxo sanguíneo e pode acarretar no diagnóstico de uma série de cardiopatias!

O que é colesterol VLDL?

Esse é produzido dentro do fígado, e tem um fim curioso: é ele que transporta os triglicerídeos através da nossa corrente sanguínea, o que fornece energia para o nosso corpo!

Ele não pode estar em grande quantidade no corpo, porque quando isso acontece a tendência é que muita gordura se acumule nas artérias, o que pode causar as mesmas decorrências do LDL!

Sendo assim, sempre que for fazer exame de sangue preste atenção em todas as suas taxas de colesterol e converse com seu médico a respeito! A sua saúde só terá a agradecer!

Recentes Pesquisas:

  • colesterol hdl
  • colesterol vldl ta em 11 o que significa
  • como baixar colesterol hdl
  • oq e ldl 73gm
  • tipos de colestwrol hdl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *